sábado, 19 de março de 2011

História 10: Os corvos sustentam o profeta

Os corvos sustentam o profeta

Estando a terra de Israel arrasada pela seca e pela fome, os corvos trazem pão e carne para alimentar o profeta Elias.

I Reis 17:1-7


No tempo em que Acabe reinava sobre Israel, Deus anunciou através do profeta Elias uma terrível seca que arrasaria as terras de Israel causando extrema fome. Elias disse ao rei Acabe que os próximos anos seriam maus pois não cairia chuva e sequer orvalho, segundo a palavra do Senhor.

Já chegando os dias de fome à terra, o Senhor novamente falou com Elias dizendo-lhe para esconder-se próximo ao ribeiro de Querite, junto ao Rio Jordão, pois lá ele teria as águas do ribeiro para beber e que já havia ordenado os corvos para trazerem-lhe alimentos.

Confiando na providência divina, Elias obedeceu à voz do Senhor e foi habitar próximo ao ribeiro de Querite. Exausto da viagem, chegou ao ribeiro de Querite e lá encontrou sombra e água fresca.

Os corvos, obedeceram à ordem de Deus e providenciaram comidas para Elias. A tarefa dos corvos, porém, não era tão fácil, uma vez que a terra de Israel já padecia de fome por causa da seca. No entanto, os corvos são reconhecidos como animais dotados de inteligência para conseguirem alimento. Por isso, Deus os escolheu para realizarem a difícil tarefa de encontrar comida em terra seca.

Os corvos começaram a sobrevoar o ribeiro de Querite, onde Elias estava. Eles, porém, não traziam maus presságios, como acreditam os superticiosos, mas sim, comida para alimentar o profeta Elias. Todos os dias, manhã e noite, fielmente, os corvos aterrisavam próximo ao ribeiro de Querite trazendo pão e carne para Elias.

Quando Elias já estava se acostumando com a sombra e água fresca e com a serventia de primeira dos corvos, o ribeiro de Querite secou-se, pois não resistiu à seca que assolava Israel. Na falta de água, Elias seria obrigado a abandonar aquele lugar para não passar necessidades.

Novamente veio a palavra do Senhor a Elias, dando-lhe esperanças. Deus disse a ele para sair de Querite e partir em direção à Sarepta, pois lá, mais uma vez, providenciar-lhe-ia o sustento. Dessa vez, Deus ordenaria não aos corvos, mas sim a uma pobre viúva de Sarepta que fornecesse alimento para Elias. Essa viúva, porém, nada tinha, senão uma botija de azeite e um pouco de farinha, com os quais faria com seu filho a última refeição. Como Deus é fiel, “da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias” (I Reis 17:16). Mais uma vez o Senhor providenciou o sustento de Elias nos dias de fome.

Elias não se abalou com a seca que assolava a terra, pois contou com a providência divina nos piores momentos. Deus é sempre fiel àqueles que o temem. Por isso, não devemos andar ansiosos pelo que comeremos ou pelo que beberemos (Mateus 6:25), pois não se verá aquele que teme a Deus a mendigar o pão (Salmos 37:25).

Textos sugeridos

I Re. 17:1-7 - Os corvos trazem pão e carne para Elias
I Re.17:8-15 - A viúva de Sarepta
I Re.17:16 - Deus não deixa faltar o alimento
Mt.6:25 - Não devemos andar ansiosos pelo que havemos de comer
Sl. 37:25 - o justo não mendigará o pão
Mt.5:31-32 - Deus sabe as nossas necessidades

Reflexão
Os corvos trazem maus presságios?



Há pessoas supersticiosas que acreditam que os corvos trazem maus presságios (previsões de acontecimentos ruins), aos lugares que chegam. Isso apenas porque os corvos têm as penas muito negras e porque alimentam-se de cadáveres.

Um dos fatos que deu mais força a essa crença foi a morte do ator Brandon Lee durante as filmagens do filme “O Corvo” em 1993. Nesse filme, Brandon Lee interpretou um personagem que veio da morte conduzido por um corvo para vingar-se dos seus assassinos. Na cena em que o personagem de Brandon seria baleado, a arma, em vez de balas de festim, continha uma bala de verdade. Assim, um tiro de verdade em cena deu fim a vida de Brandon Lee aos 28 anos de idade. Até hoje as pessoas acreditam que Brandom Lee foi vítima da “maldição do corvo”, em referência ao corvo que guiava seu personagem no filme “O Corvo”.

A Bíblia diz que Deus odeia as práticas de prever o futuro e condena os agoureiros, que são aqueles que anunciam maus presságios (Deuteronômio 18:10-13). Já aqueles que acreditam em superstições cometem idolatria, pois atribuem a coisas, animais e a fenômenos ocasionais o controle do futuro, quando na verdade, só Deus tem o controle do destino de todas as coisas. Além disso, pessoas supersticiosas substituem a fé pelo medo e a proteção de Deus, por amuletos e outros objetos da sorte. Tudo o que ocupa o lugar de Deus é idolatria. Portanto, a superstição é idolatria e desagrada a Deus.

Como Deus está no controle de tudo, os corvos, assim como na história de Elias, só podem trazer o que Deus ordenar. Portanto, não podemos afirmar que por si mesmos os corvos trazem maus presságios.

52 comentários:

  1. Ta mas na arca quando Noé ja estava a dias navegando foi soltar uma ave para ver se encontrava pouso ou sinais de terra no caso um corvo e não foi o Senhor que disse para soltar uma pomba pois o corvo era sinal de mau pressagio?

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk, essa história de mal presságio é da cabeça do homem e não da Bíblia. Noé soltou o corvo porque se o corvo achasse o que comer, ele não voltaria. O corvo é ábil para conseguir alimento, se não achou é porque não tinha nada.Como ele voltou, entendeu Noé que nada havia na terra para sobrevivência. Por isso, esperou e enviou depois uma pomba, que trouxe alimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo entendimento, concordo plenamente!

      Excluir
    2. OPA.. Deus te abençoe Marcia. nao te conheço..mas a palavra sabia e verdadeira...e se Deus usa pombo ou covo, ele pra confundir a terra usou uma jumenta rsrs....tentar enteder os misterios de Deus ó camarada vai ficar lélé da cuca kkk

      Excluir
    3. É verdade, Brando!! Se a gente for tentar entender tudo ficamos lelé. É suficiente crer!! *.*

      Excluir
    4. Verdade.. você tem razão..bela resposta

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Mais Elias não se escondeu por causa da rainha jezabel?
    Ou há duas histórias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia! Quando Elias fugiu de Jezabel, ele foi para caverna. La quem deu o sustento foi o anjo do Senhor e nao os corvos.

      Excluir
    2. Sim são duas histórias ele também foi para caverna mas também ficou junto ao Ribeiro de querite

      Excluir
  5. 1 Rs 19. 5, 6 O anjo sustentou Elias no deserto e não na caverna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
      II Reis 19,9

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. A questão não é uma disputa teológica, mas a reflexão da mensagem.
    Graça e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia.vejo que você tem sabedoria na palavra de Deus por isso a paz de Deus .quero que se posivel mim responda! Os corvos que alimentara elias eram ..homens ou aves 1 reus cp 17 vs1 ao7

      Excluir
  7. alguém por gentileza pode me dar uma luz? estou fazendo um estudo e gostaria de saber qual analogia posso colocar a esta carne que Elias comeu o que ela representa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o pão é o básico para o sustento, mas a providência de Deus veio além da necessidade humana em tempo de escassez. Elias foi sustentado a pão e água com adicional de carne.

      Excluir
  8. Tem gosto pra tudo, tem até estudos que torcem as palavras e verbetes do original, dizendo que corvos aí significam comerciantes árabes.... pra acomodar uma teoria inusitada e com isso ter fama de iluminado!
    Mas...ficamos com os corvos meso ta de bom tamanho, pois quando Deus manda até o diabo tem obrigatoriamente de obedecer pois ele não é autônomo ele também está debaixo do governo soberano de CRISTO!!!!

    Irmã márcia me add vc é muito sabia..meu zap é 11970932043

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Iris! Mil desculpas, nao tinha recebido a notificacao de sua mensagem. Hostei muito das suas palavras. Adicionei-o.

      Excluir
  9. Tem gosto pra tudo, tem até estudos que torcem as palavras e verbetes do original, dizendo que corvos aí significam comerciantes árabes.... pra acomodar uma teoria inusitada e com isso ter fama de iluminado!
    Mas...ficamos com os corvos meso ta de bom tamanho, pois quando Deus manda até o diabo tem obrigatoriamente de obedecer pois ele não é autônomo ele também está debaixo do governo soberano de CRISTO!!!!

    Irmã márcia me add vc é muito sabia..meu zap é 11970932043

    ResponderExcluir
  10. Tem gosto pra tudo, tem até estudos que torcem as palavras e verbetes do original, dizendo que corvos aí significam comerciantes árabes.... pra acomodar uma teoria inusitada e com isso ter fama de iluminado!
    Mas...ficamos com os corvos meso ta de bom tamanho, pois quando Deus manda até o diabo tem obrigatoriamente de obedecer pois ele não é autônomo ele também está debaixo do governo soberano de CRISTO!!!!

    Irmã márcia me add vc é muito sabia..meu zap é 11970932043

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que digo, que devemos deixar o texto falar por si mesmo!
      Já adicione!
      Abração, Iris!
      Atenciosamente,
      M@rcia

      Excluir
  11. Respostas
    1. Márcia quero te add me passa seu zap. Grata

      Excluir
    2. Ola, Daniela! Mil desculpas, nao tinha recebido a notificacao dessa sua mensagem. Meu zap e:(27)988638920.

      Excluir
  12. Nosso Deus é fiel, ele providência o socorro d3 um servo seu justo em qualquer momento ou dificuldade da nossa vida cristã, Eita Deus tremendo ( sou pernambucana, esse Eita é o uma admiração ou perplexidade com o cuidado de Deus)

    ResponderExcluir
  13. Disse-lhe JESUS não te hei dito se que creres veras a gloria de DEUS

    ResponderExcluir
  14. A PAZ DO SENHOR JESUS SOU DE HORTOLÂNDIA SÃO PAULO.
    QUE CONHECIMENTO PROFUNDO IRMÃ MÁRCIA G.DE OLIVEIRA.
    ESTOU FAZENDO UM ESTUDO SOBRE O CAP.17 E 18 NO QUAL É RICO MUITO RICO SOBRE O SOBRENATURAL DE DEUS GOSTARIA QUE ME ADD.(19) 9-98423-3918

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,wagner!Ja adicionei. Fico a disposicao para qualquer duvida.
      Atenciosamente,
      M@rcia

      Excluir
  15. Esses corvos significa, que quando nós estamos passando por esse msm situações de fome e até msm sede,Deus tbm manda pessoas, que nós passamos que são como corvos, que não são dignas de trazer alimentos e água para nós, Deus nos ensina de que nós somos tão pequenos, fragios, dependente e nos mostra que devemos sim receber das mãos do corvos.

    Então amigos não despreze aqueles que vc acha que inferior a vc, o valoriza, o ama, o abraça, amém...

    ResponderExcluir
  16. Excelente colocacao! Gostei desse ponto de vista da historia.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Há uma discussão sobre isso na comunidade cristã e judeia que dizem que a tradução está errada, pois a mesma palavra usada para árabe e a mesma para corvo.

    Alguns judeus me recomendaram que eu deveria prestar atenção nos detalhes:


    1-Elias eram um profeta que seguia rigorosamente a lei de Deus.
    2- Sabemos que em Levíticos 11 os judeus eram proibidos de tocar em animais considero impuro, como o Corvo.
    3- O evento ocorreu no Riacho Querite (1Reis17) localizado fora dos limites de Israel pertencente à Sidônia, na costa mediterrânea do Líbano e governada por pagãos ou Árabes.
    4- Judeus e Àrabes se odeiam há milênios.

    Eu prefiro ver como "Árabes", pois vai de encontro com"Amar o seu próximo como a si mesmo" . Assim eu diria que Elias receberia um prova de Amor de Deus e assim foi alimentado e sustentado por aqueles que eram considerados inimigos.

    Sobre mau presságio......deixem o animalzinho em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "1-Elias eram um profeta que seguia rigorosamente a lei de Deus. " - Mas matou os profetas de Baal, quando a lei diz "Não matarás". Isso mostra que a vontade de Deus está acima da Lei.

      "2- Sabemos que em Levíticos 11 os judeus eram proibidos de tocar em animais considero impuro, como o Corvo."
      Sim, mas Jesus tocou no caixão do filho da viúva de Naim e foi tocado pela mulher com fluxo de sangue. O toque não foi maldição, mas bênção nos dois casos. Uma pessoa de fé e temente a Deus não está debaixo da lei, mas de Deus e da sua graça. Não faça tu imundo o que Deus purificou principalmente para matar a fome de um profeta em tempos de grave seca em Israel.

      "3- O evento ocorreu no Riacho Querite (1Reis17) localizado fora dos limites de Israel pertencente à Sidônia, na costa mediterrânea do Líbano e governada por pagãos ou Árabes."
      Sim, pode ser, e daí?
      "4- Judeus e Àrabes se odeiam há milênios." Sim. É verdade. Mas o texto não trata disso.

      "Eu prefiro ver como "Árabes", pois vai de encontro com"Amar o seu próximo como a si mesmo" . Assim eu diria que Elias receberia um prova de Amor de Deus e assim foi alimentado e sustentado por aqueles que eram considerados inimigos."
      É uma opinião, mas não é o que o texto diz. Nenhuma exegese sustenta essa afi

      "Sobre mau presságio......deixem o animalzinho em paz."
      Sim, devemos deixar os animais em paz. Mas a reflexão é sobre o fato de as pessoas acreditarem nessas coisas, o que demonstra falta de fé.

      Excluir
    2. Também fiquei em dúvida quando ouvi sobre a versão que os corvos nessa passagem se tratava de "árabes", porém se formos analisar dessa forma, a passagem que trata do povo no deserto também terá seu significado igual a esta, então prefiro seguir acreditando no que está escrito, ou seja, acreditando que foi um milagre as duas obras realizadas nesse período.

      Excluir
  19. Junho de 2018 e eu me valendo desta riqueza. O Palavra de Deus é eterna. Márcia, obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Olá Márcia me ADC no ZAP (22)9 98812499, sou novo no ramo da pregação então tenho muitas dúvidas , me ajuda aí pfv ..obg que deus te abebabe..

    ResponderExcluir
  21. Marcia gostei muinto vc tem a mente aberta sou pb. Da assembleia de Deus add vc

    ResponderExcluir
  22. Boa noite irmã Márcia tem pessoas que diz quando Elias fugiu de jezabel foi com medo dela (Eu achei errado essas fala deles ) o que vc acha dessa visão
    Porque eu acho que não
    Porque já tinha matado 900 profetas de baal
    Porque no original ou na visão nvi diz se retirou
    Pode me ajuda est Ou aqui pra aprender
    Me add 66996613584 no seu whats

    ResponderExcluir
  23. Os corvos levando alimentos para Elias é Deus mostrando que ele é um Deus de providências e talvez vc espera que sua providência virá de um lado e acaba vindo de outro ,acredite Deus pode te surpreender e usar aquele que vc nem espera pra te abençoar

    ResponderExcluir
  24. Qual foi a carne que os corvos levavam para Elias?

    ResponderExcluir
  25. A paz amados. Márcia, Jesus nunca tocou no filho da viúva de Nain a bíblia fala que ele tocou no esquife ou seja na madeira do caixão que até então, madeira não é impuro. É também a mulher do fluxo de sangue nunca tocou em Jesus, e sim na suas vestimentas, ou mais precisamente na orla do manto.. então Sendo assim Jesus nunca tocou em nada que fosse impuro.

    ResponderExcluir